Latin America and Caribbean

Sobre a OCLC

As bibliotecas do mundo. Conectadas.

about-generic2

Registro por registro, tecla por tecla, bibliotecários transformaram a OCLC na maior cooperativa de bibliotecas do mundo. Somos dedicados ao objetivo público de ampliar o acesso às informações do mundo e reduzir a taxa de crescimento de custos de bibliotecas.


A OCLC conecta bibliotecas em uma rede global para gerenciar e compartilhar o conhecimento no mundo e formar uma comunidade dedicada aos valores da biblioteconomia: cooperação, compartilhamento de recursos e acesso universal. A rede conecta membros a uma poderosa infraestrutura com base na nuvem que fornece uma abrangente plataforma de inteligência e cooperação, necessária para inovar coletivamente e impulsionar eficiências operacionais na criação de metadados, empréstimos entre bibliotecas, digitalização, descoberta e fornecimento. E também proporciona oportunidades para cooperação e compartilhamento de recursos com base em uma comunidade mundial de usuários – que trabalham em conjunto na escala da Web.

A cooperativa OCLC é de propriedade dos membros e governada pelos membros. Bibliotecários orientam e moldam nosso rumo por meio de um Conselho de Administração composto por 16 membros – dos quais mais da metade são bibliotecários – e de um Conselho Global de bibliotecários, que são eleitos pelos Conselhos Regionais das bibliotecas-membro.

“É muito gratificante estar envolvido em uma organização que está na vanguarda das mudanças tecnológicas que estão moldando as bibliotecas. A OCLC está realizando coisas que afetam bibliotecas em todo o mundo e tornando as bibliotecas lugares melhores para nosso usuários.”

Gregg A. Silvis
Bibliotecário Universitário Associado de Tecnologia da Informação e Iniciativas Digitais
Biblioteca da Universidade de Delaware

Logotipo OCLC WorldCat

Membros da OCLC produzem e mantêm cooperativamente o WorldCat — o banco de dados mais abrangente do mundo d materiais para biblioteca e um tributo ao espírito colaborativo das bibliotecas.

Missão

Conectar pessoas ao conhecimento por meio da cooperação de bibliotecas.

Visão

As bibliotecas do mundo. Conectadas.