Latin America and Caribbean

Presidência do Conselho Larry P. Alford

Bibliotecário-chefe, Bibliotecas da Universidade de Toronto

Larry P. Alford

Joseph Labolito, fotógrafo da Universidade de Temple

Larry P. Alford é o bibliotecário-chefe na Universidade de Toronto, cargo que passou a ocupar em agosto de 2011. O Sistema bibliotecário da Universidade de Toronto é a maior biblioteca de pesquisa do Canadá e a terceira maior da América do Norte. Ele também é membro da diretoria da University of Toronto Press. Antes de se juntar à Universidade de Toronto, ele foi Diretor de Bibliotecas Universitárias na Universidade de Temple, onde também foi responsável pela Temple University Press, que publica cerca de 60 monografias acadêmicas por ano.

Antes de juntar-se às Bibliotecas da Temple em fevereiro de 2005, ele ocupou por mais de 30 anos vários cargos nas bibliotecas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, incluindo os postos de Bibliotecário Universitário Auxiliar e Bibliotecário Universitário Interino. Ele tem vasta experiência em orçamentos e gestão de bibliotecas, desenvolvimento de coleção, licenciamento, comunicação acadêmica, digitalização, implementação de tecnologia, planejamento de instalações e planejamento de programas.

Larry também teve grande envolvimento em uma série de atividades de cooperativas bibliotecárias. De 1992 a 1996, Larry atuou como membro da Diretoria da Rede de Bibliotecas do Sudeste (SOLINET), com sede em Atlanta, e como Presidente da Diretoria da SOLINET em 1995. He was an elected SOLINET representative to the OCLC Members Council.He served as president of the Members Council in 2000-01. Foi eleito o representante da SOLINET no Conselho de Membros da OCLC e atuou como presidente do Conselho de Membros em 2000 e 2001. Em novembro de 2007 ele foi eleito como presidente do Conselho de Administração da OCLC. Em 2008 e em 2010, ele foi eleito pelo Conselho para atuar como membro. Ele continua no cargo de presidente do Conselho. Também atuou como presidente do Programa de Catalogação Cooperativa do Comitê de Política na Biblioteca do Congresso. Foi co-negociador dos recursos da NC LIVE durante seis anos. A NC LIVE oferece recursos de informações eletrônicas a universidades públicas e particulares, faculdades comunitárias e bibliotecas públicas na Carolina do Norte.

Larry faz parte da Associação Americana de Bibliotecas e atuou como presidente do Grupo de Discussão de Bibliotecas de Pesquisa de Grande Porte, composto pelos Diretores da ALA. De 2004 a 2006, atuou como presidente da Seção de Gerenciamento e Desenvolvimento de Coleções da Associação de Coleções de Bibliotecas e Serviços Técnicos. Ele atuou por quatro anos, até dezembro de 2009, como membro eleito do Comitê de Orientação da Coalizão de Publicações Eruditas e Recursos Acadêmicos (SPARC). Ele foi membro da Associação do Grupo de Trabalho de Coleções Especiais de Bibliotecas de Pesquisa e atualmente faz parte do Comitê de Estatísticas da ARL. De 2005 a 2011 ele atuou como membro diretor da Fundação Abraham Lincoln na Filadélfia, PA

Ele deu inúmeras palestras sobre uma ampla gama de tópicos relacionados a bibliotecas. Larry concluiu sua graduação e seu mestrado em biblioteconomia na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Recebeu o prêmio de Ex-aluno Notável (http://sils.unc.edu/news/releases/2005/04_alford.html) da Faculdade de Ciências Biblioteconômicas e da Informação da Universidade da Carolina do Norte em maio de 2005.