Latin America and Caribbean

Vice-Presidência do Conselho Edward W. Barry

Presidente Emérito, Oxford University Press

Edward W. Barry

Edward Barry tem quase 40 anos de carreira como editor. Ele passou 20 anos na Macmillan Publishing Company, onde atuou simultaneamente como Presidente da Free Press e Presidente da Divisão Multidisciplinar de Livros Profissionais. Em 1982, juntou-se à Oxford University Press Inc. (OUP-USA) como Presidente.

Na OUP-USA, o principal objetivo de Ed era expandir e melhorar o programa de publicações eruditas da empresa e, ao mesmo tempo, garantir um futuro saudável para o setor financeiro da editora. Para isso, criou uma unidade de referência em publicações eruditas e multivolume, com recursos impressos e digitais; expandiu drasticamente as publicações acadêmicas e eruditas - de uma pequena lista em filosofia para um programa que abrange trabalhos na maioria das disciplinas da área de humanidades, ciências sociais e ciências gerais; e planejou uma reorganização que rejuvenesceu a divisão de livros didáticos universitários e aumentou o foco nas divisões comercial, médica e religiosa.

Os trabalhos publicados durante o período de Ed em ambas as empresas receberam um número incrível de premiações Pulitzer e Bancroft. O que mais o orgulha são as sete medalhas Dartmouth Medal da Associação Americana de Bibliotecas, que recebeu por trabalhos como os 16 volumes da Encyclopedia of Religion, os 24 volumes da American National Biography e os quatro volumes da Encyclopedia of Bioethics, a primeira na área.

Ed continua ativo no setor de publicações e em segmentos relacionados. Ele atuou ou atua na diretoria de sete editoras universitárias e em diversas outras diretorias com ou sem fins lucrativos. Recebeu o título de Bacharel pela Universidade de Connecticut e o título honorário de Doutor em Letras pela Universidade de Oxford. Juntou-se ao Conselho de Administração da OCLC em 2002.