Latin America and Caribbean

Anthony (Tony) Ferguson

Diretor da biblioteca da Universidade de Nova York em Xangai

Anthony (Tony) Ferguson

Tony Ferguson trabalhou na Universidade de Hong Kong (HKU) entre 2001 e 2011 como bibliotecário e foi responsável por elaboração de políticas, planejamento, orçamento e uma ampla gama de atividades de desenvolvimento. Foi também diretor da Equipe de conhecimento, um grupo que atua em todo o campus com o objetivo de ajudar a HKU a tomar decisões mais bem informadas e desenvolver estratégias melhores para usar a tecnologia de informação e comunicação para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Anteriormente, ele trabalhou como bibliotecário assistente na universidade responsável por questões relacionadas a coleções na Universidade da Columbia de 1986 a 2001, como diretor assistente da Texas A&M responsável pelo desenvolvimento de coleções e por serviços técnicos de 1985 a 1986 e em diversos cargos na Universidade de Brigham Young de 1972 a 1985.

Enquanto esteve em Hong Kong, Tony também atuou como presidente da Associação de Bibliotecas de Hong Kong; foi presidente do Comitê Conjunto de Consultoria a Bibliotecários Universitários, o coração das muitas atividades colaborativas das bibliotecas de Hong Kong; presidente da Aliança de Bibliotecas Digitais do Pacífico, que reúne bibliotecas dos dois lados do Oceano Pacífico; e membro do Comitê Nacional de Bibliotecários de Hong Kong. Antes de ir para Hong Kong, Tony participou de vários comitês relacionados ao desenvolvimento de coleções para a Associação Americana de Bibliotecas, o Centro de Bibliotecas de Pesquisa, as bibliotecas de pesquisa abrangente de Nova York, a Agência Metropolitana de Bibliotecas de Referência e Pesquisa de Nova York, a NYLINK e o Grupo de Bibliotecas de Pesquisa.

Antes de ir para Hong Kong, Tony participou de vários comitês relacionados ao desenvolvimento de coleções para a Associação Americana de Bibliotecas, o Centro de Bibliotecas de Pesquisa, as bibliotecas de pesquisa abrangente de Nova York, a Agência Metropolitana de Bibliotecas de Referência e Pesquisa de Nova York, a NYLINK e o Grupo de Bibliotecas de Pesquisa.

Entre 2004 e 2008, ele foi eleito e depois indicado como representante da Ásia e do Pacífico Sul para fazer parte do Conselho de Membros da OCLC e foi eleito para a Diretoria da OCLC pelo Conselho de Membros em maio de 2008.

Tony formou-se em Ciência Política e Estudos Asiáticos na Universidade Brigham Young em 1969, fez mestrado em Ciência Política e Ciência Bibliotecária na Universidade de Washington em 1971 e 1972 e doutorado em Educação na Faculdade de Educação de Colúmbia em 2001. Ele tem prestado muita consultoria sobre tópicos de desenvolvimento de coleções e escreve uma coluna regular, "Backtalk", na revista Against the Grain .