Latin America and Caribbean

Conselho Global da OCLC

OCLC Global Council, 2013OCLC Global Council 2013 Annual Meeting, Dublin, Ohio.

Mais de 30 anos de sucesso

O Conselho Global surgiu a partir do Conselho de Membros em julho de 2009. O Conselho de Membros e seu predecessor, o Conselho de Usuários, representaram os interesses dos bibliotecários por 31 anos. Desde então, suas recomendações deram forma às políticas e serviços específicos e abrangentes da OCLC, desde detalhes operacionais (como estratégias de preço e requisitos de contribuição) até assuntos relacionados ao aprimoramento dos serviços (incluindo a política sobre monografias enriquecidas por conteúdo e os registros de índice de publicações em série).

A voz das bibliotecas membro da OCLC

Há 48 Delegados membros no Conselho Global que foram eleitos pelos Conselhos Regionais e representam as bibliotecas membros em suas respectivas áreas no mundo. Como cada delegado é um potencial membro do Conselho de Administração da OCLC, o Conselho Global assegura que a voz das bibliotecas membros possa ser ouvida nos níveis mais altos da OCLC e por toda a comunidade de bibliotecas e toda a comunidade cultural global.

Como o Conselho Global funciona

O Conselho Global se encontra pessoalmente ao menos uma vez por ano em uma Reunião Anual do Conselho Global e pode se reunir outras vezes pessoalmente ou eletronicamente. O Conselho Global exerce suas responsabilidades de quatro maneiras:

  • pela eleição de seis membros para o Conselho de Administração da OCLC
  • Pela ratificação de emendas no Código de Regulamentações e no Estatuto da Empresa da OCLC
  • Pela discussão dos interesses e preocupações mútuas e pelas recomendações feitas à gerência e membros da OCLC do Conselho de Administração da OCLC.
  • Pela garantia de comunicação frequente e aberta entre os membros e a OCLC

Como os Delegados membros são escolhidos

Os Delegados membros do Conselho Global são eleitos por períodos de três anos pelos membros de seus respectivos Conselhos Regionais. Os Delegados membros vêm de instituições de diversos tipos e tamanhos e proporcionam diferentes perspectivas para o Conselho Global.

Cada Conselho Regional fornece um mínimo de quatro Delegados membros para o Conselho Global. Os delegados restantes de cada Conselho Regional são alocados de acordo com a receita e também pela contribuição proporcional da região ao banco de dados bibliográficos WorldCat e às várias instituições membros da OCLC. Os Delegados membros prestam contas aos membros da OCLC por meio de reuniões do Conselho Regional e outras associações estaduais, regionais e nacionais.

Se estiver interessado em representar sua região no Conselho Global da OCLC, entre em contato com o Presidente do Conselho Regional.

Missão e objetivos

A missão e os objetivos do Conselho Global fornecem informações adicionais sobre o serviço valioso que os Delegados membros realizam pelas bibliotecas por meio de sua participação no Conselho Global.

Como entrar em contato com os delegados

Um diretório continuamente atualizado fornece informações concisas sobre os Delegados membros atuais do Conselho Global. Os Delegados membros apreciam seus comentários, assim sendo, aproveite esse fórum e entre em contato com ele conforme necessário.