Latin America and Caribbean

Serviços Dewey®

Como um pioneiro na área de bibliotecas influenciou profundamente a biblioteconomia moderna

Melville Louis Kossuth Dewey nasceu no dia 10 de dezembro de 1851, filho de uma família pobre que vivia em uma pequena cidade no norte do estado de Nova York. Keenly se interessava pela escrita simplificada, ele reduzia seu primeiro nome a Melvil quando jovem, eliminou seus nomes do meio por um curto período de tempo e até mesmo escrevia seu sobrenome como Dui.

Dewey inventou o sistema de Classificação decimal Dewey® (CCD) quando ele tinha 21 anos e trabalhava como assistente de alunos na biblioteca do Amherst College. Sua obra criou uma revolução na ciência das bibliotecas e deu início a uma nova era da biblioteconomia. Melvil Dewey é muito merecedor do título de "Pai da biblioteconomia moderna".

Dewey transformou a biblioteconomia de vocação para uma profissão moderna. Ele ajudou a fundar a Associação de Bibliotecas Americanas (ALA) em 1876; ele foi seu secretário de 1876 a 1890 e seu presidente nos período s de 1890 a 1891 e 1892 a 1893. Ele também foi co-fundador do Library Journal. Além disso, Dewey promoveu os padrões da biblioteca e criou uma empresa para vender suprimentos de bibliotecas, a qual mais tarde se tornou a atual empresa Library Bureau.

Um pioneiro em educação bibliográfica, Dewey se tornou o bibliotecário do Columbia College (agora a Columbina University) na cidade de Nova York em 1883 e fundou ali a primeira biblioteca escolar em 1887. Em 1889, ele se tornou diretor da Biblioteca do Estado de Nova York em Albany, um cargo que teve até 1906.

O alcance do conhecimento e da obra de Dewey é amplo e variado. Ele foi o primeiro a criar oportunidades de carreira para mulheres. Ele e sua primeira esposa, Annie Dewey, desenvolveram a Lake Placid Club, uma estância para enriquecimento social, cultural e espiritual nas Montanhas Adirondack. Por ser um reformador da escrita, como citado anteriormente, Dewey apresentou algumas das primeiras edições do CCD em escrita simplificada; sua apresentação original em escrita simplificada foi reimpressa em edições subsequentes do CCD por meio de publicações da Edição 18 em 1971.

Melvil Dewey morreu após sofrer um derrame em 26 de dezembro de 1931, aos 80 anos. Sete décadas depois de sua morte, ele ainda é conhecido principalmente pelo sistema de Classificação decimal Dewey, o sistema de classificação bibliográfica mais utilizado no mundo.

Quer saber mais sobre Melvil Dewey?

Leia uma biografia autorizada, escrita por um notável historiador e educador em biblioteconomia, Wayne A. Wiegand. O livro de Wiegand, Irrepressible Reformer, explica o começo do desenvolvimento do CCD, as origens da Associação de Bibliotecas Americanas e outras conquistas empreendidas pelo frequentemente controverso Melvil Dewey.


Saiba mais

Capa do livreto dos Serviços Dewey

Download do livreto
Saiba mais sobre organização de seus materiais com o sistema de classificação de bibliotecas mais utilizado no mundo.


O blog do Deweyé uma ótima fonte de notícias e opiniões sobre questões de classificação, bem como de recursos e curiosidades interessantes e incomuns de CDD. Também é uma maneira conveniente de compartilhar comentários diretamente com os editores do CDD, para ajudar a moldar o futuro do CDD.

Notícias recentes

Todos os direitos autorais do sistema de Classificação decimal de Dewey são propriedade da OCLC. Dewey, Classificação decimal de Dewey, CDD, OCLC e WebDewey são marcas registradas da OCLC.