Latin America and Caribbean

Serviços Dewey®

Resumos de Dewey como dados vinculados

Por um longo tempo, a equipe de Dewey da OCLC quis fazer algo com dados vinculados. Ou seja, aplicar os princípios de dados vinculados a partes da Classificação decimal de Dewey e apresentar os dados como um pequeno "serviço de terminologia". O serviço deve responder às solicitações HTTP regulares com uma apresentação das classes de Dewey legível por máquina ou por humanos. Deve haver um URI (e, melhor ainda, uma página da Web que forneça uma descrição útil) para cada conceito de Dewey, não apenas classes individuais. Os dados devem ser apresentados em um formato que seja capaz de lidar com informações semânticas avançadas e de uma maneira que permita aos usuários ou agentes de usuários explorar os dados intuitivamente. Para opções mais complexas, o serviço deve oferecer um acesso à consulta semelhante a API. Por fim, os dados apresentados devem ser reutilizáveis por qualquer pessoa para fins não comerciais.

Apresentamos dewey.info

O novíssimo meme de dados vinculados de Tim Berners-Lee "Dados brutos agora!" talvez faça parecer fácil demais publicar de fato dados interoperáveis na Web semântica (da qual, caso você esteja se perguntando, os dados vinculados - abertos - são um subconjunto, usando uma seção transversal de ferramentas do infame bolo em camadas da Web semântica). Uma razão para isso pode ser o fato de que não se encontre muito o nosso tipo específico de dados, ou seja, grandes sistemas multilíngues de classificação universal. Com esse tipo de dados semanticamente avançados, há uma tensão constante do que você realmente é depois: O mundo"O" maiúsculo da estrita modelagem Ontológica ou o pequeno mundo "o" de conjuntos de dados publicados que são apenas ligeiramente aprimorados semanticamente (com um pouco de ontologia aplicada aqui e ali), mas com aplicabilidade em vários domínios possíveis.

Por enquanto, a última abordagem parece ser a força propulsora mais eficaz em conduzir-nos a confrontar diversos problemas diferentes relevantes para qualquer pessoa. Tivemos que chegar a um padrão de URI para a CDD (Classificação decimal de Dewey) que funcionasse como identificadores persistentes para os conceitos de DDC em um ambiente distribuído. Em segundo lugar, queríamos testar o vocabulário RDF SKOS para criar um modelo de representação que expressasse alguns dos melhores nuggets de dados da CDD (identificadores independentes do idioma, da terminologia multilíngue e das relações semânticas). Finalmente, como os dados vinculados abertos não são realmente abertos quando você precisa solicitá-los a alguém antes de usá-los, queríamos testar uma licença Creative Commons para facilitar a reutilização de dados da CDD com propósitos não comerciais.

Para testar se e como alguns desses objetivos podem ser alcançados, optamos pelos Resumos de Dewey como um conjunto de dados adequado para publicar de acordo com os princípios de dados vinculados. A mais recente versão dos Resumos, ou seja, as 1.100 classes principais do CDD 22, está disponível como documento da Web há algum tempo. Para ampliar as aplicações possíveis do que agora é essencialmente apenas uma mistura de marcas (em apenas um idioma), cada classe precisou ser identificada com uma URI e os dados precisaram ser apresentados de maneira reutilizável.

Como funciona?

Você já se deparou com um número de Dewey, digamos, 641, e desejou saber (ou que seus usuários soubessem) o que esse número representava? Agora você pode usar um navegador comum e a seguinte URL: http://dewey.info/class/641/. Essa URL, como um identificador, representa a classe "641" na CDD e redireciona um navegador comum da Web automaticamente para representações em HTML de todas as versões disponíveis dessa classe em todos os idiomas disponíveis ( http://dewey.info/class/641/about). A parte “/about” indica que essa URL representa uma descrição geral do conceito abstrato (ou seja, a classe de Dewey 641), não o conceito em si. O conceito em si, como uma coisa ou ideia abstrata, não tem uma representação que possa ser enviada pela Web, de modo que o servidor direciona o agente de usuário para um local na Web onde uma descrição de tal coisa ou ideia pode ser encontrada.

O formato específico dessa descrição é negociado em segundo plano pelo agente do usuário e o servidor. Um navegador comum da Web, como Opera ou Firefox, recebe uma versão em HTML da página, que também está disponível diretamente em http://dewey.info/class/641/about.html. Um navegador de dados vinculados, como Zitgist, é apresentado a uma versão RDF dos dados que utiliza para criar sua própria visualização.

Um dos principais benefícios de ter uma representação de um assunto independente do idioma, digamos, um número de Dewey, é a facilidade de alternar entre os idiomas quando se trata de exibir a parte dependente do idioma, como descrições de categoria ou outra terminologia associada. Anexando uma marca de idioma ao URI do recurso genérico (terminado em "/about"), você pode fazer um refinamento em versões em um idioma específico: http://dewey.info/class/641/about.fr. (A visualização em HTML de uma classe individual para a qual outros idiomas estão disponíveis também exibe links para essas versões.) A capacidade de ignorar a negociação de conteúdo, especificando o formato desejado diretamente, permanece lá: http://dewey.info/class/641/about.fr.rdf.

Finalmente, o serviço oferece a possibilidade de determinar a data da versão que deverá ser identificada ou recuperada. A utilidade desse recurso irá tornar-se mais evidente conforme atualizações forem adicionadas ao serviço. Ao especificar um ano e/ou mês na URI ( http://dewey.info/class/641/2009/08/), o serviço mostrará apenas conceitos desse período de tempo, nesse caso, agosto de 2009. Ao combinar todos esses elementos, você chegará a uma descrição muito completa de uma classe de Dewey: http://dewey.info/class/641/2009/08/about.ar.html. (O plano original para URIs de Dewey exige mais precisão na especificação do período de tempo de uma versão, até mesmo minutos e segundos. Isso deve fazer parte de um futuro lançamento.)

Alguns outros recursos que agregam valor ao serviço são um pouco técnicos demais para uma descrição na íntegra, mas precisam ser ao menos mencionados. A visualização em HTML já é, de fato, semanticamente enriquecida usando um padrão W3C chamado RDFa. Usar um navegador compatível com RDFa (ou um extrator de RDFa) abre novas possibilidades de coletar e conectar dados de Dewey.

Em segundo, dewey.info expõe uma API simples usando SPARQL, a tecnologia de pesquisa padrão para a Web semântica. Os mais ousados podem estar interessados neste exemplo de consulta que recupera as principais classes de Dewey em francês.

Para que serve?

O principal objetivo do dewey.info é contribuir para o crescimento da Web de dados vinculados; portanto, a maioria dos casos de uso que se aplicam a dados vinculados também se aplicam a dewey.info. Observando a maneira como os dados do Resumo de Dewey são usados na Biblioteca Digital Mundial, algo comparável poderia ser realizado sem as complicações adicionais de aquisição e manipulação dos dados antes de disponibilizá-los na Web em dewey.info.

Se já houver números de Dewey em seus metadados, convém considerar a criação de URIs de dewey.info e acrescentá-los aos números simples de Dewey que podem já estar lá. Você pode obter benefícios imediatos de todos os nove idiomas que estão disponíveis no armazenamento e também de outros idiomas e atualizações dos dados que serão adicionados no futuro. Os números se tornarão ativos e começarão a falar, literalmente, permitindo a melhor utilização geral de Dewey, pois dados úteis e descritivos estarão disponíveis a apenas um hiperlink de distância. Ao mesmo tempo, especificando a data de atribuição na URI, você pode fazer referência a uma representação específica com confiança e persistência, identificando a versão, o idioma e o formato do conteúdo, mesmo que esse número de Dewey tenha sido atualizado e alterado seu significado nesse período.

O que está a caminho?

O que vê agora é apenas a primeira etapa. A intenção é que o dewey.info seja uma plataforma para os dados de Dewey na Web. Os Resumos podem não ser os dados mais desafiadores ou complexos a ser publicados dessa maneira, mas há mais a caminho em termos de idiomas, dados mais detalhados e links para outros conjuntos de dados. Se você acreditar que esses dados são muito limitados (o que de fato são no momento), comece a adicionar alguns de seus links, o que, a exemplo dos dados vinculados, pode ser feito apenas usando os URIs de Dewey nos dados de seus recursos. Lembre-se, links levam para ambos os lados!


Saiba mais

Capa do livreto dos Serviços Dewey

Download do livreto
Saiba mais sobre organização de seus materiais com o sistema de classificação de bibliotecas mais utilizado no mundo.


O blog do Deweyé uma ótima fonte de notícias e opiniões sobre questões de classificação, bem como de recursos e curiosidades interessantes e incomuns de CDD. Também é uma maneira conveniente de compartilhar comentários diretamente com os editores do CDD, para ajudar a moldar o futuro do CDD.

Notícias recentes

Todos os direitos autorais do sistema de Classificação decimal de Dewey são propriedade da OCLC. Dewey, Classificação decimal de Dewey, CDD, OCLC e WebDewey são marcas registradas da OCLC.