Latin America and Caribbean

Benefícios da membresia

Qualquer biblioteca, museu ou arquivo que adote os valores de colaboração e compartilhamento da OCLC é bem-vinda para se associar à cooperativa. Instituições de todo o mundo se tornam membros da OCLC concordando contratualmente em contribuir com conteúdo intelectual e compartilhar recursos. Nossa cooperativa é fortalecida pela diversidade dos nossos membros, como diferenças geográficas, tipo ou tamanho da instituição. Os membros da OCLC beneficiam as bibliotecas de várias maneiras:

Uma rede global dedicada a melhorar sua relevância local por meio de cooperação

Ao se associar à OCLC, sua biblioteca torna-se parte de uma cooperativa global única que cria e aprimora serviços bibliotecários para quem busca informações no mundo todo. Essa cooperativa defende e promove a utilização de bibliotecas e molda o futuro da biblioteconomia e da ciência da informação. Você e outros membros compartilham um compromisso com a pesquisa, formação acadêmica e educacional e com o fortalecimento dos valores de cooperação, compartilhamento de recursos e serviços públicos. Como membro, você também tem um papel fundamental em uma missão global: melhorar o acesso às informações do mundo.

A cooperação dos membros há 40 anos proporciona à OCLC a oportunidade de desenvolver serviços direcionados exclusivamente ao fortalecimento dos serviços das bibliotecas. A capacidade de ouvir e responder às necessidades dos membros foi um elemento fundamental do sucesso recente da cooperativa na catalogação. E continua sendo muito importante, já que a OCLC e as bibliotecas-membro renovam e reinventam seu valor no mundo da Internet.

Economia colaborativa por meio de serviços compartilhados

Sua biblioteca realiza mais ao trabalhar com outras bibliotecas. Com o compartilhamento de recursos e dados, você economiza dinheiro e constrói soluções cooperativas que melhoram a produtividade e simplificam as operações, como catalogação, desenvolvimento de coleções, preservação, arquivamento e atividades de referência. Esses esforços enriquecem e sustentam o fluxo de conhecimento para diversos usuários que buscam informações em um mundo ligado em rede.

WorldCat: crescimento de registros por meio de cooperação entre bibliotecas

O WorldCat ilustra o potencial de cooperação e honra o espírito colaborativo das bibliotecas. O WorldCat é a base de vários serviços da OCLC, incluindo o WorldCat Local, o Compartilhamento de Recursos do WorldCat e o serviço de referência FirstSearch. Originalmente um catálogo conjunto, o WorldCat está disponível na Web em WorldCat.org, onde os usuários que buscam informações podem encontrar recursos de biblioteca com mais facilidade.

Milhares de bibliotecas, incluindo a sua, transformaram o WorldCat no mais importante banco de dados bibliográficos do mundo. Representando as coleções dessas bibliotecas, o WorldCat contém mais de 328 milhões de registros e 2 bilhão bilhão de locais de acervos. E abrange mais de 6.000 anos de conhecimento registrado e 485 idiomas. E continua crescendo: a cada segundo, as bibliotecas-membro adicionam sete registros ao WorldCat. Em resumo, o WorldCat se tornou um recurso global único e muito valorizado pela comunidade acadêmica, por pesquisadores e pesquisadores da Web.

Promoção de recursos e conhecimentos de bibliotecas na Web

Por meio do WorldCat.org, a cooperativa experimenta modelos de integração de coleções e serviços de bibliotecas-membro no espaço da Web de consumidores, de maneira a alcançar pessoas que, normalmente, estão mais voltadas à busca de informações pelo navegador da Internet e não por suas bibliotecas. As parcerias com o Google, Yahoo! e outras empresas de Internet disponibilizam os registros e acervos de bibliotecas nas listas de resultados dos mecanismos de busca, bibliografias on-line e livrarias on-line, o que ajuda a direcionar o tráfego para as bibliotecas – em média, cerca de 700.000 vezes por mês.

Novas parcerias estão em desenvolvimento com operadoras de telefonia celular e outros para aumentar o alcance e o impacto dos serviços de biblioteca por meio dos dispositivos móveis. Todas essas parcerias são um passo importante para aumentar o valor dos membros por meio do desenvolvimento da missão das bibliotecas.

Moldando o futuro com pesquisa centralizada de bibliotecas

A equipe de pesquisa da OCLC estuda a tecnologia da informação e identifica avanços técnicos que ajudarão as bibliotecas, os arquivos e os museus a lidarem com uma comunidade global em rápida transformação digital. Essa equipe também participa de organizações nacionais e internacionais, que representam os interesses da comunidade bibliotecária. Somente na última década, a cooperativa investiu mais de US$ 130 milhões para desenvolver novas soluções para as necessidades das bibliotecas, que não param de evoluir. Além disso, a OCLC também publica relatórios especiais de pesquisa de mercado para os membros, discutindo tendências que afetam as bibliotecas e outras instituições.

Promoção da profissão por meio de bolsas de estudo, intercâmbio e iniciativas

A cooperativa promove a evolução das bibliotecas fornecendo oportunidades para liderança e educação contínua. As bibliotecas-membro têm voz ativa e um papel formal no governo da OCLC por meio dos Conselhos Global e Regionais. Por meio da cooperativa, você tem oportunidades de aprender com líderes do setor, dialogar com a liderança da OCLC e orientar as futuras direções da OCLC.

A OCLC trabalha em parceria com várias redes regionais de bibliotecas dos EUA que fornecem treinamento contínuo em serviços da OCLC. A OCLC também fornece oportunidades de desenvolvimento profissional, incluindo bolsas de pesquisa, o Programa de Bolsas de Estudo da IFLA e o Programa Educacional em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Tem interesse em se tornar um membro da OCLC?

Envie um e-mail para membership@oclc.org.