Latin America and Caribbean

Membresia na cooperativa da OCLC

Na reunião de junho de 2009, o Conselho de Administração da OCLC votou a aprovação de uma nova definição de membresia, que passou a vigorar em 1º de julho de 2009.

Definição de membresia:

Qualquer biblioteca ou outra instituição de patrimônio cultural que adote os valores da OCLC de colaboração e compartilhamento é bem-vinda. Instituições de todo o mundo se tornam membros da OCLC concordando contratualmente em contribuir com conteúdo intelectual e compartilhar recursos. Nossa cooperativa é fortalecida pela diversidade de nossa membresia, como diferenças geográficas, de tipo ou tamanho da instituição.

Os membros da OCLC se unem por semelhança e conteúdos e processos complementares. Eles estão conectados por meio de propósito mútuo, empreendimento compartilhado e criação, compartilhamento e manutenção de metadados, conteúdo e outros recursos. Por exemplo, o WorldCat é mantido por meio de esforços colaborativos dos membros da OCLC. Os membros respeitam os direitos à propriedade intelectual dos outros membros e da cooperativa.

Os membros da OCLC dividem os seguintes recursos (mas sem limitação) de diversas maneiras:

  • Contribuição de metadados
  • Compartilhamentos de informações de acervo
  • Compartilhamento de conhecimento e experiência de pessoal, como em uma cooperativa de referências
  • Disponibilização de conteúdo digital aos outros membros
  • Compartilhamento de materiais usando os serviços da OCLC
  • Contribuição com a OCLC de outras maneiras (apêndice futuro desta lista) indicando um acordo em um nível importante de compromisso com a cooperativa.

Os serviços e produtos da OCLC que qualificam para o estado de membresia são identificados anualmente. Esses serviços e produtos são propostos pela equipe da OCLC, revisados pelo Comitê de Membresia e quaisquer alterações são aprovadas pelo Conselho Global e pelo Conselho de Administração.

Os membros apoiam a OCLC financeiramente por meio de compras de serviços ou produtos. Sem a contribuição contínua de conteúdo intelectual ou do compartilhamento de recursos, tais compras não qualificam uma instituição para membresia.

Os direitos a voto dos membros são definidos no Código de Regulamentos da OCLC. Os Delegados Membros do Conselho Global (conforme descrito abaixo na Seção V) vêm de instituições-membro. Todos os delegados eleitos são membros com pleno direito a voto do próprio Conselho Global.

Leia todos os Protocolos de Governo e Membresia da OCLC, de onde tais definições são retiradas.