Latin America and Caribbean

Nossos valores compartilhados

Valores compartilhados e princípios de membresia da cooperativa OCLC

Revisado e aprovado por unanimidade em 21 de junho de 2010 pelo Conselho Global da OCLC

A OCLC é uma organização cooperativa global composta por bibliotecas, arquivos e museus membros que trabalham em conjunto e têm compromisso mútuo e com a organização da OCLC de compartilhar recursos, conhecimentos e custos. A cooperativa tem como base o compromisso comum dos membros e da equipe da OCLC com os seguintes valores:

Compromisso cooperativo — Acreditamos que cada indivíduo da cooperativa OCLC disponha de conhecimento e competências para compartilhar com a cooperativa e contribuir com ela em apoio à sua finalidade e missão públicas.

Economia de escala — Acreditamos que juntos temos a capacidade de otimizar os serviços oferecidos a nossos usuários por meio do compartilhamento de custos e da redução da taxa de elevação de custos unitários de biblioteca.

Excelência — Atendemos às necessidades que os membros têm de serviços de informação de alta qualidade.

Diversidade — Compreendemos a importância de uma cooperativa global que tenha membros de todas as partes do mundo e que inclua instituições de diferentes portes e tipos.

Inovação e pesquisa — Acreditamos na inovação fomentada por pesquisas que gerem melhorias nos serviços de informação.

Comunicação aberta — Acreditamos na comunicação mútua aberta, honesta e precisa.

Respeito — Honramos os direitos, crenças e culturas de cada membro e de cada indivíduo e nos tratamos com o mais alto nível de respeito e dignidade.

Compartilhamento — Acreditamos que todas as bibliotecas, arquivos e museus têm recursos valiosos para nossos usuários e concordamos com o compartilhamento mútuo desses recursos da maneira mais irrestrita possível.

Sustentabilidade — Temos o compromisso de manter e aperfeiçoar a cooperativa para os nossos usuários.

Confiança — Comprometemo-nos a cooperar com o cumprimento das políticas e práticas da cooperativa.

Para apoiar esses valores compartilhados, os membros e a equipe da OCLC firmam o compromisso de seguir os seguintes princípios:

  • Trabalhar em conjunto para atingir metas mútuas de benefícios e para otimizar a eficiência.
  • Compartilhar coleções, metadados, práticas recomendadas e experiência.
  • Comunicar-se honesta e abertamente um com o outro, compartilhando opiniões com franqueza e respeitando os pontos de vista, as ideias e a cultura dos parceiros.
  • Promover padrões internacionalmente aceitos e seguir orientações reconhecidas para facilitar o compartilhamento de recursos e a troca de informações.
  • Fornecer comentários à OCLC sobre de produtos e serviços para aperfeiçoar a qualidade, a confiabilidade, a usabilidade e o custo-benefício.
  • Aperfeiçoar o acesso a recursos de informações e organizar, preservar e arquivar esses recursos para gerações futuras.
  • Participar do governo da OCLC por meio de Conselhos Regionais, do Conselho Global e do Conselho de Administração.
  • Promover o uso de registros da OCLC seguindo os “Direitos e responsabilidades do WorldCat para a Cooperativa OCLC” e os “Princípios de cooperação do WorldCat”.