Latin America and Caribbean

O WorldCat Discovery Services estão disponíveis

 

A OCLC tem o orgulho de anunciar que o WorldCat Discovery Services agora estão disponíveis, possibilitando que a equipe e os usuários das bibliotecas que atualmente usam o FirstSearch obtenham uma experiência de descoberta ainda melhor. O WorldCat Discovery Services foi desenvolvido e refinado com base nas entradas e retornos de um Grupo Consultivo de 30 membros e mais de 650 bibliotecas de teste beta do FirstSearch ao redor do mundo.

O WorldCat Discovery Services são o novo conjunto de aplicativos com base na nuvem que reúne os serviços FirstSearch e WorldCat Local. O conjunto permite que a equipe e os usuários descubram mais de 1,5 bilhão de recursos eletrônicos, digitais e físicos das bibliotecas ao redor do mundo por meio de uma única pesquisa, tanto no WorldCat quanto em um índice central que representa quase 2.000 coleções de conteúdo eletrônico. A nova interface foi otimizada para uso em computadores, tablets e dispositivos móveis.

Incluído para todos os assinantes do FirstSearch

Os assinantes atuais do FirstSearch recebem acesso ao WorldCat Discovery Services como parte de suas assinaturas existentes. Novas bibliotecas também podem assinar o WorldCat Discovery Services. O FirstSearch e o WorldCat Discovery Services operarão em paralelo durante um período de transição estendido, permitindo que as bibliotecas escolham a melhor época para a transição. Inicialmente, o WorldCat Discovery Services estará disponível para bibliotecas nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Austrália e Nova Zelândia. Ele estará disponível para bibliotecas na Ásia, Europa, Oriente Médio e África nas próximas semanas. O acesso ao serviço atual do FirstSearch será encerrado em 31 de dezembro de 2015.

O que o serviço inclui

O WorldCat Discovery Services inclui:

  • Uma nova experiência de descoberta que consolida o acesso às suas coleções eletrônicas, físicas e digitais
  • Acesso a um índice central que representa mais de 1,5 bilhão de artigos, e-books (livros eletrônicos) e outros conteúdos eletrônicos
  • Uma interface que ajusta-se automaticamente a computadores, tablets e dispositivos móveis
  • Ferramentas para mostrar e gerenciar suas coleções especiais locais
    • Um URL exclusivo e marca personalizada
    • A capacidade de adaptar seu serviço de descoberta por meio de opções baseadas em taxas

"Estamos empolgados com o novo mundo de possibilidades que o WorldCat Discovery Services pode proporcionar para as milhares de bibliotecas que fazem parte dele", diz John McCullough, gerente de produto do Discovery da OCLC. "As bibliotecas que pensavam que um serviço de descoberta não estava ao alcance delas podem agora fornecer um para seus usuários e suas equipes internas. Ter essas opções disponíveis também concede às bibliotecas flexibilidade em termos de funcionalidade e futuras atualizações."

Benefícios adicionais para bibliotecas que mantêm acervos no WorldCat

As bibliotecas que mantêm acervos no WorldCat e na base de conhecimentos WorldCat terão benefícios adicionais, como recursos de sua biblioteca listados em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, resolução de link integrado para o texto completo do assinante, uma lista de A a Z e visibilidade no WorldCat.org e em outros sites que usuários geralmente acessam primeiro para fazer pesquisas.

Opções disponíveis com o WorldCat Discovery Services

As opções que podem ser adicionadas ao WorldCat Discovery Services incluem:

  • Status de disponibilidade em tempo real
  • Visualização em grupo ou de consórcio dos recursos disponíveis
  • Gerenciamento de reservas de cursos ou listas de leitura
  • Pesquisa de banco de dados remota de todas as assinaturas de biblioteca
  • Relatórios de uso e tráfego personalizados com Adobe Analytics

Os assinantes atuais do WorldCat Local e dos Serviços de gerenciamento do WorldShare recebem todas as cinco opções. As demais bibliotecas devem adquirir essas opções individualmente para adicioná-las à uma assinatura nova ou existente. Um incentivo de pré-encomenda está disponível atualmente até 30 de abril de 2014 para qualquer biblioteca que quiser adquirir essas opções.

Como fazer a transição

As bibliotecas do FirstSearch podem rever as informações de migração e, em seguida, registrar sua intenção de migrar para o novo serviço. Diversas sessões de treinamento, como cursos e vídeos de tutoriais on-line, estão disponíveis para ajudar as bibliotecas a fazerem uma transição suave para o WorldCat Discovery Services.

Webinars de introdução aos serviços estão agendados para 2 de abril, 1º de maio e 5 de junho.