Latin America and Caribbean

A OCLC apresenta os WorldCat Discovery Services

Newest cloud-based applications suite brings together discovery and access to popular e-content collections

DUBLIN, Ohio, 22 de janeiro de 2014—A OCLC apresenta os WorldCat Discovery Services, um novo pacote de aplicativos baseados em nuvem que une os serviços FirstSearch e WorldCat Local . Marcado para ser lançado em março, o novo pacote habilitará a descoberta de mais de 1,3 bilhões de recursos eletrônicos, digitais e físicos em bibliotecas ao redor do mundo através de uma única busca no WorldCat e num índice central que representa cerca de 2 mil coleções de conteúdos eletrônicos. Isto possibilitará que mais de 18 mil bibliotecas FirstSearch ofereçam uma experiência de descoberta mais rica.

"O desenvolvimento dos WorldCat Discovery Services é outro passo significativo em nosso trabalho com membros para entregar inovações e novos serviços que reduzem os custos e aumentam o acesso às informações das bibliotecas. Temos um enorme potencial de utilizar nossos talentos coletivos e a capacidade da computação em nuvem para entregar inovação contínua a nossos usuários", disse Skip Prichard, presidente e diretor geral da OCLC.

Os WorldCat Discovery Services oferecerá aos usuários e equipes das bibliotecas acesso a conteúdo bibliográfico rico e global disponível apenas através do WorldCat. Um índice central permitirá que os buscadores de informações assinem mutuamente bibliotecas para pesquisar fontes confiáveis de fornecedores como EBSCO, Gale e ProQuest. Resolução de links diretos de citações para recursos de texto completo estarão disponíveis para bibliotecas com acervos no WorldCat e na base de conhecimento do WorldCat. Os recursos não disponíveis eletronicamente podem ser entregues através de um empréstimo entre bibliotecas integrado.

“A OCLC está permitindo que sua missão guie suas ações,” disse Angi Faiks, diretora associada dos Serviços de Acesso, Instrução e Pesquisa, do Macalester College em Saint Paul, Minnesota, e uma participante do teste beta. "A OCLC está reforçando seu propósito público de fornecer mais acesso a mais informações a mais pessoas. Tornar as coleções de bibliotecas mais acessíveis somente nos ajuda a cumprir nossa missão como bibliotecas".

“Eu enxergo os WorldCat Discovery Services como uma combinação ideal de aplicativos para bibliotecários e usuários finais”, disse Kurt Munson, bibliotecário de Compartilhamento de Recursos e Reservas da Universidade Northwestern em Evanston, Illinois, e parte do Reference Advisory Group (Grupo consultivo de referência). "O WorldCat Discovery pode nos ajudar a fazer o trabalho complicado que os bibliotecários fazem, e mesmo assim é simples o bastante para que os usuários apenas entrem, utilizem e encontrem o que precisam".

Os WorldCat Discovery Services estarão disponíveis a usuários do FirstSearch em março como parte das assinaturas existentes. O FirstSearch operará em paralelo durante a transição de um ano para que as bibliotecas possam escolher quando se mudar para o novo serviço.

Os novos recursos para os assinantes do FirstSearch incluem o acesso ao índice central que representa mais de um bilhão de artigos, e-books e outros conteúdos eletrônicos; uma nova interface de usuário que se adapta automaticamente a dispositivos móveis; e a capacidade de gerenciar o acesso a coleções digitais.

Novos recursos adicionais fornecidos pelas bibliotecas que mantêm os acervos atualizados no banco de dados do WorldCat incluem links diretos a recursos de texto integral para os quais são inscritos, uma lista embutida de A a Z, e os recursos de sua biblioteca listados primeiramente nos resultados de busca. As bibliotecas que mantêm acervos no WorldCat continuarão também a se beneficiar da visibilidade aumentada de seus recursos através de motores de busca e outros websites populares onde a pesquisa frequentemente começa.

O pacote de WorldCat Discovery Services também oferece aos assinantes diversos recursos opcionais por uma taxa, assim como disponibilidade em tempo real, visualização em grupo de recursos disponíveis, gerenciamento de reservas de cursos ou listas de leitura, ou tráfego personalizado e relatórios de uso.

"Os WorldCat Discovery Services são um avanço importante para nossos leais usuários do FirstSearch", disse Andrew K. Pace, diretor executivo dos Serviços de Biblioteca em Rede da OCLC. "Este novo pacote foi desenvolvido e refinado com base nas entradas e retornos de um Grupo Consultivo de 30 membros e mais de 650 bibliotecas de teste beta do FirstSearch ao redor do mundo durante os últimos 18 meses".

As bibliotecas WorldCat Local também se mudarão para os WorldCat Discovery Services nos próximos 18 meses. A transição começará em abril com um período beta quando os assinantes do WorldCat Local podem começar a utilizar os novos serviços e a planejar as atividades de transição.

Os WorldCat Discovery Services são o segundo pacote de nuvem da OCLC. Os Serviços de gerenciamento do WorldShare, lançados em 2011, são um pacote de nuvem de aplicativos de gestão de bibliotecas que está ajudando as bibliotecas a reduzir os custos de gestão de bibliotecas, simplificar os fluxos de trabalho, e melhorar o acesso a suas coleções e serviços. Há atualmente mais de 180 bibliotecas utilizando os Serviços de gerenciamento do WorldShare e 100 bibliotecas e grupos de bibliotecas adicionais em implementação.

Mais informações sobre o novo pacote WorldCat Discovery Services estão no website da OCLC.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, viste o site da OCLC.

FirstSearch, OCLC, WorldCat, WorldCat Discovery, WorldCat.org e WorldShare são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136