Latin America and Caribbean

Educação, aprendizado e bibliotecas em um ponto de virada

New OCLC report shows how consumers are resetting expectations for higher education and libraries

DUBLIN, Ohio, 25 de junho de 2014 — Um novo relatório sugere que o peso cumulativo das mudanças de hábitos dos consumidores, das tecnologias facilitadoras, como MOOCs, e das tecnologias móveis, juntamente com o alto custo da educação após o ensino médio, estão mudando as expectativas e alterando permanentemente a educação e o aprendizado de longa duração.

A OCLC, organização de serviços e pesquisas bibliotecários computadorizados, lançou hoje "At a Tipping Point: Education, Learning and Libraries:, o mais recente de uma série de Relatórios de membresia da OCLC destinados a explorar tendências emergentes que afetam bibliotecas e a biblioteconomia. O relatório está disponível para download no site da OCLC.

"As pesquisas de mercado da OCLC rastrearam as percepções de consumidores de informação por mais de uma década. Muita coisa mudou no ambiente com o passar desse tempo. Vimos o Google mudar os hábitos de pesquisa e a Amazon mudar os hábitos de compra. Estamos vendo agora serviços de aprendizagem on-line e MOOCs (Cursos on-line abertos massivos) alterarem o panorama e as expectativas em termos educacionais e de aprendizado", afirmou Cathy De Rosa, vice-presidente para as Américas e vice-presidente global de marketing da OCLC, além de principal contribuidora dos Relatórios de membresia da OCLC.

O relatório "At a Tipping Point" analisa dos pontos de vista de alunos on-line, suas preocupações com o custo da educação superior, suas experiências com aprendizagem on-line e suas expectativas com modelos educacionais mais convenientes, com base no ritmo de vida, no futuro.

"A pressão sobre os modelos tradicionais de aprendizado está aumentando. Vemos evidências nas pesquisas que podemos estar alcançando um ponto de virada na forma em que consumidores pensam em sua educação e como gostariam de gerenciá-la", disse a Sra. De Rosa. "Alunos e pais estão ávidos por mais conveniência e mais opções na forma em que aprendem e favorecem a conveniência em detrimento da estrutura, o autosserviço em detrimento de opções predefinidas. Estudantes de todas as idades estão tendo sucesso com a aprendizagem on-line e, como a maioria dos serviços que passaram para a Internet, os consumidores esperam que esses novos serviços continuem a melhorar em qualidade e crescer em popularidade."

Alterações na educação e na aprendizagem on-line criam implicações e para as bibliotecas. "As mesmas forças digitais que estão remodelando o setor educacional, remodelarão as expectativas dos usuárias de bibliotecas, em nossos campi e em todas as nossas comunidades", afirmou a Sra. De Rosa.

O relatório "At a Tipping Point" fornece dados sobre atitudes de consumidores e suas percepções em relação à aprendizagem on-line e aos MOOCs. O relatório também inclui dados sobre as percepções de pais e alunos sobre a vida no campus e o uso das bibliotecas, tanto presencialmente quanto on-line.

O relatório conclui com algumas ideias sobre considerações estratégicas e ações práticas para as bibliotecas.

"Como as necessidades e as preferências dos consumidores mudam, as bibliotecas têm novas oportunidades de oferecer serviços e conveniência que aumentarão o impacto e a relevância para estudantes on-line", disse a Sra. De Rosa.

Assista a um vídeo curto sobre o relatório "At a Tipping Point: Education, Learning and Libraries" no site http://oc.lc/TippingPointVideo.

Visite a página de Relatórios de membresia da OCLC para obter mais informações e fazer o download do estudo.

Sobre a OCLC

Fundada em 1967, a OCLC é uma organização sem fins lucrativos, baseada em membresia, dedicada à prestação de serviços bibliotecários computadorizados e de pesquisa, com o propósito público de facilitar o acesso a informações mundiais e reduzir os custos associados. Mais de 74.000 bibliotecas de 170 países usam os serviços da OCLC para localizar, adquirir, catalogar, emprestar, preservar e gerenciar materiais de biblioteca. Pesquisadores, estudantes, professores, acadêmicos, bibliotecários profissionais e outras pessoas que buscam informações usam os serviços da OCLC para obter informações bibliográficas, resumos e textos completos quando e onde for necessário. A OCLC e suas bibliotecas associadas produzem e mantêm de forma cooperativa o WorldCat, o maior banco de dados on-line do mundo para a descoberta de recursos de biblioteca. Pesquise WorldCat.org na Web. Para obter mais informações, visite o site da OCLC.

OCLC, WorldCat e WorldCat.org são marcas comerciais e/ou marcas de serviço da OCLC Online Computer Library Center, Inc. Os nomes de produtos, serviços e empresas de terceiros são marcas comerciais e/ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários.

Contato

  • Bob Murphy

    Manager, Media Relations

    O: 614-761-5136

Assista Skip Prichard e Cathy De Rosa debaterem o relatório "At a Tipping Point"