Latin America and Caribbean

WorldCat Discovery Services


Obtenha o máximo do serviço

Diversos tipos de recursos estão disponíveis para ajudá-lo a se familiarizar com o WorldCat Discovery Services.

Treinamentos on-line, ministrados por instrutor

Documentação

Veja todos os recursos de treinamento do WorldCat Discovery Services »

Perguntas frequentes

Informações gerais sobre o WorldCat Discovery Services

Por que a OCLC está unindo o FirstSearch e o WorldCat Local e criando o WorldCat Discovery Services?

O WorldCat Discovery Services fornecem uma experiência de descoberta mais rica, combinando o acesso ao FirstSearch ao WorldCat e outros bancos de dados com a descoberta cheia de recursos do WorldCat Local. Eles foram criados com base nos comentários dos usuários do FirstSearch e do WorldCat Local, de um grupo consultivo do FirstSearch e de mais de 650 participantes do teste beta.

Como os assinantes atuais do FirstSearch que não possuem acervos no WorldCat poderão se beneficiar do WorldCat Discovery Services?

Os assinantes atuais do FirstSearch receberão os seguintes benefícios do WorldCat Discovery Services, independentemente da presença de suas coleções no WorldCat:

  • Uma nova interface do usuário que se adapta automaticamente a dispositivos móveis
  • Acesso a um índice central que representa mais de 1 bilhão de artigos, e-books (livros eletrônicos) e outros conteúdos eletrônicos
  • A capacidade de gerenciar o acesso às coleções digitais com o CONTENTdm "início rápido"
  • Links para o texto completo por meio de um resolvedor de OpenURL e de URLs incluídas no campo 856 dos registros do WorldCat.

Quais benefícios adicionais do WorldCat Discovery Services serão oferecidos para os assinantes do FirstSearch que também se inscreverem na catalogação da OCLC?

As bibliotecas cujas coleções estiverem no WorldCat e na base de conhecimentos WorldCat terão mais opções de uso no WorldCat Discovery Services. Além dos recursos listados acima, eles também poderão:

  • Exibir os recursos de biblioteca local primeiro nos resultados de pesquisa
  • Obter links diretos para recursos de texto integral nas suas assinaturas de conteúdo eletrônico
  • Obter uma lista de A a Z integrada
  • Ter visibilidade de seus recursos de bibliotecas nos sites parceiros da OCLC, onde muitas pessoas começam suas pesquisas (quando a equipe da biblioteca adicionar acervos ao WorldCat)

Todos os usuários do FirstSearch têm que migrar para o WorldCat Discovery Services? Quando devemos migrar para o novo serviço?

Sim. Todos os usuários atuais do FirstSearch devem migrar para o WorldCat Discovery Services. Eles podem escolher migrar para o novo serviço no período mais adequado para sua biblioteca, entre o lançamento do serviço até dezembro de 2015, quando o acesso ao FirstSearch será encerrado. Durante esse período, o WorldCat Discovery Services e o FirstSearch operarão em paralelo, portanto, as equipes das bibliotecas poderão se familiarizar com o novo serviço.

Os recursos do WorldCat Discovery Services estarão disponíveis para usuários do WMS que usam atualmente o WorldCat Local como interface de descoberta?

Os usuários dos Serviços de gerenciamento do WorldShare, junto com os usuários do WorldCat Local, poderão experimentar o novo serviço durante o período da versão beta, que começa em abril de 2014. A OCLC ajustará a versão beta com base nos comentários dos usuários em dezembro de 2014, quando a nova interface está programada para ser concluída e os recursos estarão prontos para serem usados pelo WorldCat Local e pelas bibliotecas do WMS.

Os catálogos de grupos usarão os novos recursos e a interface do WorldCat Discovery Services?

Sim. Os catálogos de grupos poderão usar a nova interface e pesquisa do WorldCat Discovery Services, começando pela versão beta que começa na metade de 2014.

O acesso ao WorldCat via Z39.50 continuará no WorldCat Discovery Services?

O acesso ao WorldCat via Z39.50 não será suportado no WorldCat Discovery Services. O uso do Z39.50 pelos demais serviços da OCLC não serão afetados por essa mudança.

As bibliotecas poderão continuar usando o "início rápido" do WorldCat Local assim que o WorldCat Discovery Services estiverem disponíveis?

O "início rápido" do WorldCat Local será encerrado em 31 de dezembro de 2014. O novo conjunto de serviços fornecerá a funcionalidade do "início rápido" do WorldCat Local, como exibição de acervos locais primeiro nos resultados de pesquisa. As bibliotecas que implementaram a interoperabilidade entre o "início rápido" do WorldCat Local e seu OPAC local para exibição de informações de disponibilidade poderão adquirir a opção de disponibilidade em tempo real do WorldCat Discovery Services.

Quais estatísticas de uso serão fornecidas para assinantes do WorldCat Discovery Services?

Os assinantes terão acesso aos mesmos tipos de estatísticas de uso que já possuem para atividades do FirstSearch. Além disso, o WorldCat Discovery Services funcionarão com o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que oferece estatísticas de acesso e tráfego para sua biblioteca. As bibliotecas poderão adquirir acesso ao Adobe® Reports & Analaytics® (conhecido antigamente como SiteCatalyst®) para obter relatórios de uso ainda mais personalizáveis.

O que o uso do WorldCat Discovery Services significa para as bibliotecas que usam o FirstSearch para compartilhar recursos?

O acesso ao serviço Compartilhamento de recursos do WorldCat que usa a interface do FirstSearch será encerrado em 19 de maio de 2014. Nessa data, todos os usuários do antigo Compartilhamento de recursos do WorldCat usarão o novo serviço Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. Os usuários das bibliotecas que oferecem solicitação iniciada por usuário pesquisarão o WorldCat Discovery Services a fim de identificar os materiais solicitados por meio do empréstimo entre bibliotecas. As equipes de ILL podem pesquisar no WorldCat por meio da interface de descoberta dos Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. OBSERVAÇÃO: Quando o WorldCat Discovery Services for lançado, ele terá um formulário padrão para solicitações de empréstimos entre bibliotecas iniciadas por usuários. Planejamos disponibilizar um formulário personalizável no final de 2014.

Gerenciando uma conta do WorldCat Discovery Services

As definições de configurações administrativas existentes da minha biblioteca, como links do OPAC e endereços IP, serão movidas para o WorldCat Discovery Services ou terei que fazer tudo de novo?

Se ainda não tiver inserido links do OPAC ou endereços IP na Configuração de serviço da OCLC, você terá que adicionar tais informações à Configuração de serviço. É uma boa ideia rever suas definições de Configuração de serviço para ter certeza de que estão atualizadas para garantir um melhor uso do WorldCat Discovery Services.

Quais recursos do WorldCat Discovery Services podem ser personalizados pela equipe da biblioteca?

A equipe da sua biblioteca pode personalizar a interface com a marca local, as cores e os links personalizados da biblioteca. Você pode também selecionar quais coleções de conteúdos serão disponibilizados aos usuários.

Eu configurei novas contas de Serviços da OCLC para que minha equipe use os Empréstimos entre bibliotecas do WorldShare. Devemos usar as mesmas contas para acessar o WorldCat Discovery Services?

Sim. As equipes que gerenciam o WorldShare ILL e o WorldCat Discovery Services para suas bibliotecas podem fazer isso a partir da mesma conta de Serviços da OCLC. Sua equipe de ILL pode entrar em contato pelo e-mail orders@oclc.org e solicitar acesso ao WorldCat Discovery Services a partir das contas de serviços da OCLC de sua biblioteca para o WorldShare ILL.

A equipe da biblioteca precisará alterar o acesso com scripts configurado para bancos de dados do FirstSearch?

O acesso com scripts não é mais necessário para acessar o WorldCat Discovery Services. Em vez disso, as bibliotecas do WorldCat Discovery Services usarão um URL novo e específico que não precisará de scripts da Web. A equipe só precisará atualizar os links existentes para o conteúdo do FirstSearch com os URLs específicos do WorldCat Discovery Services.

A equipe da biblioteca poderá personalizar o URL do WorldCat Discovery Services?

Sim. A equipe da sua biblioteca pode solicitar a alteração de seu URL específico enviando um e-mail para orders@oclc.org.

Usando o WorldCat Discovery Services

Quais recursos de pesquisa avançada são fornecidos para pesquisadores especializados, como membros do corpo docente ou genealogistas?

Todos os usuários do WorldCat Discovery Services serão beneficiados pela pesquisa de palavras-chave e avançada. Os pesquisadores especializados podem continuar a pesquisar termos dentro de campos específicos, limitar pesquisas a bancos de dados individuais e visualizar informações de acervos de bibliotecas dentro do serviço.

A equipe da biblioteca poderá visualizar registros MARC no novo serviço?

Sim. A exibição de registros MARC está planejada como um aprimoramento futuro do WorldCat Discovery Services.

Com quais ILSs o WorldCat Discovery Services funcionará para fornecer status de disponibilidade em tempo real?

Os ILSs que funcionam atualmente com o WorldCat Discovery Services para fornecer disponibilidade em tempo real são:

  • Innovative Interfaces: Millennium, INNOPAC, INN-Reach
  • SirsiDynix: Symphony, Unicorn, Horizon, iBistro
  • ExLibris: Voyager, Aleph
  • Axiell: OpenGalaxy Plus
  • OCLC: LBS, OLIB
  • Interoperabilidade apenas com Z39.50: Koha, Polaris

Conteúdo do WorldCat Discovery Services

O que está incluído no índice central que faz parte do WorldCat Discovery Services?

O índice central incluído no novo WorldCat Discovery Services é um índice de metadados para bibliotecas de coleções de conteúdo eletrônico frequentemente fornecido aos usuários. Ele inclui coleções de fornecedores de conteúdo muito conhecidos, como Gale, ProQuest, Elsevier, Springer, Wiley, Oxford University Press e Taylor & Francis.

As fontes do conteúdo do índice central incluem:

  • Indexação para bancos de dados completos
    Muitos fornecedores de conteúdo formam uma parceria com a OCLC para indexar seus conteúdos e disponibilizá-los neste índice central. O acesso a esses bancos de dados é determinado pelas assinaturas a este conteúdo da biblioteca.
  • Conjuntos de registros de fornecedores solicitados pelas bibliotecas do WorldCat Local
    A OCLC entra em contato com as editoras em nome de suas bibliotecas para obter acordos para o acréscimo de registros de fornecedores já licenciados por essas bibliotecas para o WorldCat.

Qual é a diferença entre o conteúdo eletrônico representado no WorldCat e o que é representado no índice central?

Os metadados para recursos eletrônicos, como sites, periódicos virtuais e e-books, foram adicionados ao WorldCat por muitos anos. Alguns dos metadados vieram de contribuições de bibliotecas da OCLC e outros foram adicionados por meio de parcerias da OCLC com grandes editoras e agregadores de conteúdo.

A combinação entre o WorldCat e o índice central de metadados para coleções de conteúdo eletrônico muito conhecidas possibilita que mais de 18 mil bibliotecas do FirstSearch ofereçam a seus usuários uma experiência de descoberta ainda mais integrada.

Qual é a diferença entre o índice central do WorldCat Discovery Services e a base de conhecimentos WorldCat?

O índice central do WorldCat Discovery Services e a base de conhecimentos WorldCat são ferramentas complementares que permitem que os pesquisadores encontrem e se conectem aos recursos de informações fornecidos pelas bibliotecas.

A base de conhecimentos WorldCat possui informações detalhadas sobre os acervos da biblioteca que permitem vincular de citações ao texto integral nos recursos para os quais uma biblioteca se inscreve.

O índice central do WorldCat Discovery Services é um índice de metadados rico que fornece acesso unificado a uma ampla variedade de conteúdos, incluindo os seguintes recursos:

  • Banco de dados do WorldCat com mais de 310 milhões de registros bibliográficos, representando as coleções de milhares de bibliotecas no mundo todo
  • Bancos de dados de assinatura do Pacote básico do FirstSearch
  • Mais de 200 milhões de registros de artigos de fontes que incluem HathiTrust, ArticleFirst, MEDLINE, ERIC, British Library Inside Serials, JSTOR, OAIster, Elsevier e muitos outros
  • Bancos de dados licenciados de parceiros de conteúdo da OCLC, como ProQuest, Gale e outros; metadados no índice central permitem a descoberta e dados de acervos de bibliotecas na base de conhecimentos facilitam a criação de links de citações até o texto integral

A minha biblioteca precisa assinar coleções representadas no índice central para tirar proveito do acesso de pesquisa do WorldCat Discovery Services?

O índice central do WorldCat Discovery Services servem como uma ferramenta de pesquisa para milhões de itens de conteúdo:

  • Os metadados para alguns desses conteúdos são pesquisáveis sem uma assinatura
  • Algumas coleções de conteúdo são pesquisáveis sem uma assinatura, mas requerem uma assinatura para obterem acesso ao texto integral
  • Outras coleções de conteúdo requerem uma assinatura para serem pesquisadas e para exibirem o texto integral. Quando a sua biblioteca também assina essas coleções de conteúdo, você pode usar a funcionalidade de resolução de link integrado fornecida pela base de conhecimentos WorldCat ou outra base de conhecimentos já em uso por sua biblioteca para conectar os usuários ao texto integral.

Uma lista em Excel das coleções de conteúdo no índice central está disponível.

Qual é a relação entre as pesquisas do índice central do WorldCat Discovery Services e os bancos de dados remotos de pesquisa do serviço opcional?

O índice central pode ser usado para pesquisa por usuários de todas as bibliotecas que assinaram o WorldCat Discovery Services. As pesquisas recuperam resultados do WorldCat e do índice central. O conteúdo eletrônico que uma biblioteca disponibiliza para seus usuários depende das assinaturas que ela possui para coleções de conteúdo eletrônico.

O recurso opcional de pesquisa de banco de dados remoto permite que as bibliotecas também incluam pesquisas de metadados não incluídos no índice central do WorldCat Discovery Services como parte da experiência de pesquisa dos usuários. Quando uma biblioteca implementa a pesquisa de banco de dados remoto, os resultados do conteúdo remoto são integrados a um conjunto único de resultados de pesquisa, junto com os resultados do índice central.

Como as bibliotecas começam a usar a base de conhecimentos WorldCat?

O uso da base de conhecimentos WorldCat está incluído na assinatura de catalogação da OCLC. Para utilizar a base de conhecimentos WorldCat, preencha um formulário de solicitação da base de conhecimentos, adicione dados sobre suas coleções eletrônicas à base de conhecimentos e ative a funcionalidade. Os métodos para adicionar os dados locais de uma biblioteca à base de conhecimentos WorldCat estão descritos em Construção da sua base de conhecimentos WorldCat: Escolha um método para adicionar suas coleções (PDF).

Assinaturas do WorldCat Discovery Services

Por que as bibliotecas precisam de uma assinatura do WorldCat Discovery Services para que seus acervos sejam exibidos no WorldCat.org e nos sites parceiros da OCLC?

Uma assinatura de catalogação suporta o custo de manutenção do software e da infraestrutura do banco de dados do WorldCat. Uma assinatura do WorldCat Discovery cobre os custos com relação à disponibilidade de dados para buscadores de informações e máquinas que integram recursos de informações por meio de interfaces e APIs.

Uma assinatura do WorldCat Discovery Services concede o acesso público às coleções das bibliotecas mantidas no WorldCat por meio do WorldCat Discovery Services, WorldCat.org ou sites de parceiros da OCLC, como Google Books, Goodreads, EasyBib etc. Por meio dos sites parceiros, os buscadores descobrirão os recursos das bibliotecas em locais nos quais eles geralmente iniciam suas pesquisas e, em seguida, se conectarão às bibliotecas a partir de tais sites. Uma assinatura do WorldCat Discovery Services torna a descoberta dos materiais de uma biblioteca possível por meio de diversos destinos da Web, sem que a equipe interna tenha que trabalhar mais por isso.

Se um consórcio adquire uma assinatura de biblioteca do WorldCat Discovery Services, é possível que os membros adicionem opções individualmente?

Sim. As opções podem se adquiridas de maneira individual por membros de grupos e consórcios.

Uma assinatura do WorldCat.org da EMEA suporta o uso do WorldCat Discovery Services por uma biblioteca?

As bibliotecas da EMEA que assinarem o WorldCat.org no Nível 3 (que inclui o acesso ao FirstSearch) podem usar o WorldCat Discovery Services como parte de suas assinaturas atuais. O uso do WorldCat Discovery não está incluído nas assinaturas do WorldCat.org da EMEA dos Níveis 1 ou 2. As bibliotecas assinantes desses níveis continuarão a expandir a visibilidade de suas coleções por meio das parcerias da OCLC com um número crescente de mecanismos de pesquisa e outros sites populares.

Introdução ao WorldCat Discovery Services

ServicesComo a equipe da biblioteca pode se preparar para usar o WorldCat Discovery Services?

Há várias medidas que sua equipe pode adotar para se preparar para usar o WorldCat Discovery Services.

  • Revise e atualize as informações da biblioteca na Configuração de serviço da OCLC. Preste muita atenção aos URLs do OPAC e nos endereços IP, pois essas configurações impactam diretamente o uso do WorldCat Discovery Services. Para obter mais instruções sobre a configuração de links para os recursos da sua biblioteca, consulte a documentação do WorldCat Discovery Services no site de Suporte e treinamento da OCLC.
  • Adicione coleções de conteúdo eletrônico na base de conhecimentos WorldCat para que os usuários possam acessar o conteúdo eletrônico do texto completo fornecido pela biblioteca. Se sua biblioteca assinar a catalogação da OCLC, você poderá solicitar o uso da base de conhecimentos WorldCat agora. Se a sua biblioteca já usa a base de conhecimentos WorldCat para suportar outro serviço da OCLC, sua equipe deve revisar as coleções da sua biblioteca para se certificar de que estão atualizadas e que as políticas de ILL estão refletidas corretamente.
  • Prepare uma lista de assinaturas de conteúdo eletrônico para que possa começar a usar o índice central do WorldCat Discovery Services quando o novo serviço estiver disponível. Economize tempo usando a lista de coleções representada na Configuração de serviço da OCLC (PDF). A lista ajudará a sua equipe a encontrar e ativar rapidamente as coleções de conteúdo eletrônico da sua biblioteca no módulo Metadados e conteúdo licenciado da Configuração de serviço da OCLC. Verifique os nomes de suas coleções neste módulo para fazer com que esses bancos de dados sejam pesquisáveis no WorldCat Discovery Services.

Que tipo de treinamento estará disponível para a equipe da minha biblioteca?

A OCLC fornecerá treinamento virtual, ao vivo e individualizado para a equipe da biblioteca quando o serviço for lançado. Os detalhes sobre os recursos de treinamento serão fornecidos no site de Suporte e treinamento da OCLC.

A minha biblioteca precisa usar navegadores específicos para acessar o WorldCat Discovery Services?

Para usar o WorldCat Discovery Services, você precisa ter a versão mais recente de um dos seguintes navegadores:

  • Mozilla Firefox®
  • Google Chrome
  • Apple Safari
  • Microsoft® Internet Explorer versões 9 ou 10

É necessário usar as versões mais recentes dos navegadores para ter acesso aos recursos novos e expandidos do WorldCat Discovery Services.

Se não tiver certeza de qual navegador é usado em sua biblioteca, consulte http://www.thismachine.info/.

Próximos eventos

Não há eventos futuros agendados para o WorldCat Discovery.

Veja todos os próximos eventos »

 

 

 

 

Dê o próximo passo. Quando estiver pronto, nós ajudaremos você a começar a transição para o WorldCat Discovery Services.Comece agora

 

Próximos eventos

Não há eventos futuros agendados para o WorldCat Discovery.

Notícias recentes


Quer saber mais? Explore as notícias, os eventos, os treinamentos e muito mais do WorldCat Discovery Services.Consulte os recursos