Latin America and Caribbean

OCLC WorldCat®

gráfico de acervo de 2.000.000.000 do WorldCat da OCLC

2.000.000.000
o acervo está crescendo...

Em 4 de maio, a University of Alberta Libraries criou o registro de acervo de número 2.000.000.000 no WorldCat, representando um grande marco para este recurso único para bibliotecas. Nos últimos 40 anos, bibliotecas como a sua vêm trabalhando juntas para criar, sustentar e aprimorar o WorldCat. Esses esforços cooperativos levam aqueles que buscam informações às respostas de que eles precisam e ajudam outras bibliotecas a serem mais eficientes.


Os consumidores de informações de hoje precisam de acesso fácil e intuitivo às abrangentes coleções da riqueza de recursos que bibliotecas disponibilizam. O WorldCat atua como uma central para esses dados, assim como para serviços e aplicativos para encontrar qualquer coisa mantida em coleções de bibliotecas, com eficiência e rapidez de qualquer local.


Uma fundação de dados compartilhados

A WorldCat representa uma "coleção coletiva" das bibliotecas mundiais, criadas por meio de contribuições de bibliotecários, expandida e melhorada através de programas individuais, regionais e nacionais. A WorldCat representa a maioria dos materiais eletrônicos e digitais em demanda por buscadores de informação, bem como os itens únicos e importantes encontrados em bibliotecas locais.

O WorldCat conecta usuários de bibliotecas a centenas de milhões de recursos eletrônicos, incluindo e-books (livros eletrônicos), bases de dados licenciadas, periódicos on-line e coleções de itens digitais. A base de conhecimentos do WorldCat combina dados sobre os recursos eletrônicos de sua biblioteca e recursos de vinculação que permitem acesso ao conteúdo e ajudam a gerenciar os fluxos de trabalho associados a esses materiais.

Conforme as necessidades de bibliotecas e de seus usuários aumentam, a OCLC trabalha com bibliotecas para coletar, gerenciar e compartilhar novos tipos de dados bibliotecários.

  • Mais dados sobre a "coleção coletiva" da biblioteca: e-books, materiais licenciados, coleções especiais, materiais de acesso livre
  • Mais dados institucionais: registros de fornecedores, dados de usuários e informações de bibliotecas, como horários de funcionamento e políticas de empréstimo
  • Dados transacionais de fluxo de trabalho: dados de aquisições e circulação, transações do resolvedor, transações da base de conhecimentos, busca e empréstimos entre bibliotecas

Descoberta e distribuição no Webscale

Os serviços de descoberta da OCLC permitem que as bibliotecas expandam sua visibilidade e alcance na Web ao conectar buscadores de informação diretamente às informações relevantes em suas coleções. WorldCat.org torna os itens nas coleções das bibliotecas visíveis e disponíveis na Web aberta. WorldCat Local personaliza e aprimora esse serviço para uma instituição ou consórcio específico.

As parcerias com os principais mecanismos de buscas e centenas de outros fornecedores e agregadores oferecem descoberta e distribuição de materiais da biblioteca no mais amplo ambiente da Web. Os materiais da biblioteca são integrados nos fluxos de trabalho de acadêmicos, pesquisadores e buscadores de informações.

Iniciativas mais recentes: Dados vinculados

Dados vinculados se referem a um conjunto de melhores práticas para publicação e conexão de dados estruturados na Web. Tendo como base tecnologias gerais da Web, os dados vinculados utilizam URIs (identificadores endereçáveis genéricos da Web para identificar entidades ou conceitos no mundo) e RDF (um método genérico de descrever links entre dados estruturados em um modelo de dados baseado em gráficos).

As oportunidades que os dados vinculados proporcionam à comunidade bibliotecária global são importantes e estão alinhadas à estratégia central da OCLC de "construir colaborativamente o Webscale com as bibliotecas". Os dados vinculados são uma das maneiras em que a OCLC pode ajudar bibliotecas a ampliar sua presença e visibilidade na Web.

Saiba mais sobre dados vinculados na OCLC »

Próximos eventos

There are currently no upcoming events.

Vídeos em destaque

Managing Metadata for E-book Collections

(2 minutes)
09 August 2012

Holly Tomren, Head of Metadata Services at Drexel University, shares her library's experience as a beta test site for the new OCLC WorldShare Metadata collection management functionality.

Linked Data for Libraries

(14 minutes)
09 August 2012

A short introduction to the concepts and technology behind linked data, how it works, and some benefits it brings to libraries.