A OCLC é uma cooperativa de bibliotecas sem fins lucrativos. Atuamos de forma profissional, movidos por nossos objetivos públicos, que são: facilitar o acesso à informação produzida em todo o mundo e reduzir custos para as bibliotecas, fornecendo serviços compartilhados e programas de pesquisa e de promoção para alcançar tais objetivos.

Nossas atividades e iniciativas de pesquisa são financiadas pelas receitas geradas por meio dos serviços prestados às bibliotecas participantes. Ao contrário de organizações alternativas de serviços para bibliotecas, a OCLC investe seus recursos em novos programas e serviços, em vez de distribuí-los entre seus membros. A OCLC também mantém um portfólio de investimento, ou Fundo de Sustentabilidade, que é gerenciado de maneira similar a um fundo de doações.

No ano fiscal de 2014 (AF14), houve mudança nas receitas, visto que a migração dos membros da nossa associação para os novos serviços baseados em nuvem está nos estágios iniciais de aceleração. As despesas ultrapassaram as receitas, enquanto continuamos a investir maciçamente no desenvolvimento de produtos e em inovação, para dar destaque à importância das bibliotecas em nossas comunidades em rápido desenvolvimento. A força de nosso Fundo de Sustentabilidade, que cresceu 15%, nos dá base para tomar essas decisões.

Destaques financeiros

Em milhões de dólares (USD)
  AF14 AF13
Receitas de serviços para bibliotecas USD 213,6 USD 206,6
Perda operacional antes de atividade do portfólio (USD 8,6) (USD 8,1)
Investimentos no portfólio
Dividendos e rendimento de juros
Ganhos líquidos

USD 13,2
USD 28,6

USD 5,3
USD 5,2
Contribuição líquida USD 33,2 USD 2,4

Relatório do Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria, composto apenas por administradores independentes, auxilia o Conselho de Administração na supervisão do processo de relatório financeiro da OCLC e é responsável, entre outras coisas, por revisar, junto com a Deloitte & Touche LLP, auditores independentes, o alcance e os resultados do trabalho de auditoria.

"Os líderes e membros do Conselho da OCLC esforçam-se para alcançar os mais elevados níveis de integridade, responsabilidade e prestação de contas. É imperativo atender as necessidades de nossos associados."

Cindy Hilsheimer, Presidente do Comitê de Auditoria, Conselho de Administração da OCLC

Mudanças em nossas receitas

No ano fiscal de 2014 (AF14), nossas receitas cresceram 3,4% em comparação com o ano anterior, principalmente por causa da aquisição da HKA e do crescimento no número de bibliotecas que estão implementando os Serviços de Gerenciamento do WorldShare (WMS, sigla em inglês). A HKA é uma fornecedora alemã de sistemas para bibliotecas que atende 60% do mercado de bibliotecas públicas dos Países Baixos. Todo o acervo das bibliotecas alemãs está no WorldCat e essa aquisição representa uma ampliação dos serviços para as bibliotecas públicas do país.

As receitas do ano fiscal de 2014 incluem USD 161,3 milhões provenientes das Américas (75%); USD 8,0 milhões da Ásia e Pacífico (4%) e USD 44,3 milhões da Europa, Oriente Médio e África (21%). Aproximadamente um quarto de nossas receitas é proveniente das regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia e Pacífico.

As receitas da cooperativa estão mudando das linhas tradicionais de produtos para os novos serviços, baseados em nuvem. Nos próximos três anos, essa mudança se acelerará à medida que migrarmos todos os serviços para a plataforma WorldShare, que produzirá mais receitas com base na nova funcionalidade de serviços eletrônicos (e-services).

Investimos no futuro das bibliotecas e reduzimos os custos

A OCLC tem atuado historicamente de forma equilibrada, com receitas e custos aproximados, a fim de oferecer serviços e programas. Entretanto, nos últimos quatro anos, ela atuou com perdas. Essas perdas atribuem-se aos seguintes aspectos:

A decisão de apoiar a adesão durante um período de três anos desafiador para a economia (2010-2012), sem elevar as taxas nas Américas e com um pequeno aumento fora das Américas. No ano fiscal de 2014, aumentamos os preços em 3% em média, seguindo o aumento de 2,75% no ano fiscal de 2013.

Investimento acelerado e significativo na plataforma WorldShare e a união com os serviços em nuvem, incluindo os Serviços de Gerenciamento do WorldShare e a base de Conhecimentos WorldCat de recursos eletrônicos (e-resources), que fortalece nossa associação e nosso alicerce para o futuro.

Controle de custos

Mudança percentual no HEPI, CPI e compartilhamento de custos da OCLC

Aumento percentual cumulativo

A cooperativa tem mantido, nos EUA, o aumento cumulativo das taxas consideravelmente abaixo do nível de inflação que outras instituições educacionais têm praticado (Índice de Preços da Educação Superior) e dos aumentos do Índice de Preços ao Consumidor.

Atuar em perda por longo prazo não é um modelo de negócio sustentável. Nos próximos anos, procuraremos alcançar o equilíbrio, oferecendo novos serviços aos associados, reduzindo os custos dos sistemas que serão descontinuados e afunilando os investimentos de capital.

No ano fiscal de 2014, continuamos a investir em pesquisa e desenvolvimento, que são essenciais para o futuro das bibliotecas. Investimos USD 38,1 milhões nas iniciativas estratégicas da cooperativa, no desenvolvimento dos serviços em nuvem da plataforma WorldShare e na transformação dos serviços tradicionais. Nos últimos cinco anos, esses investimentos somaram mais de USD 165 milhões.

Nossos serviços em nuvem estão na fase inicial de migração e os serviços de gerenciamento são adotados em um processo mais lento que os serviços tradicionais. Mas estamos comprometidos em investir ainda mais no envolvimento com nossos associados, a fim de assegurar que forneceremos serviços que apoiem as bibliotecas do futuro. Nossa mudança para a nuvem e nosso trabalho focado em oferecer novos serviços e aplicativos têm o potencial poderoso de baixar os custos das atividades para os associados e de fornecer uma plataforma na qual possamos trabalhar juntos a fim de oferecer qualidade aos usuários.

Investimento no futuro

Gastos com pesquisa e desenvolvimento no ano fiscal de 2014

Total: USD 38,1 milhões
  • As categorias de investimento incluem:
  • Serviços de metadados: 12%
    Assinatura da Catalogação da OCLC, Serviços de Metadados do WorldShare, Catalogação Contratada, Serviços Dewey, CBS
  • Serviços de compartilhamento de recursos: 8%
    WorldShare ILL, VDX, ILLiad
  • Serviços para usuários finais: 9%
    WorldCat Discovery Services, WorldCat.org, QuestionPoint, PiCarta
  • Serviços de gerenciamento: 31%
    Serviços de Gerenciamento do WorldShare, Gerenciador de Licenças do WorldShare, WorldShare Collection Evaluation, CONTENTdm, EZproxy, SISIS-Sunrise, LBS, Amlib, BIBLIOTHECAplus
  • Serviços de dados: 12%
    WorldCat, Base de conhecimentos WorldCat
  • Plataforma WorldShare: 8%
    A infraestrutura que fornece a base para os serviços de nuvem
  • Pesquisa da OCLC: 19%
    Iniciativas de pesquisa

Nosso portfólio assegura os serviços para bibliotecas

A OCLC mantém um portfólio de investimentos que inclui o Fundo de Sustentabilidade e outros fundos para bibliotecas confiados à nossa cooperativa. No final do ano fiscal, o portfolio totalizou USD 239,3 milhões, em comparação aos USD 207,7 milhões obtidos em 30 de junho de 2013. O aumento deve-se à ascensão dos valores no mercado financeiro, incluindo ganhos de USD 28,6 milhões que a cooperativa obteve e reinvestiu no portfólio durante o ano. A receita de juros e dividendos é distribuída para apoiar as atividades de pesquisa e os serviços das bibliotecas. O portfólio gerou USD 13,2 milhões em juros e dividendos no ano fiscal de 2014. Ele também financiou um retorno de 4% aos membros que realizaram pagamentos antecipados de suas adesões.

Portfólio de investimento e composição de débito

Em milhões de dólares (USD)

Estabelecido ao longo dos anos, o portfólio é gerenciado profissionalmente de forma similar a um fundo de doação para uma universidade e inclui um Fundo de Sustentabilidade de USD 181,6 milhões, que funciona como uma reserva que pode, potencialmente, cobrir cerca de 80% das despesas de operação da cooperativa. O portfólio assegura os depósitos para serviços e as receitas de serviços deferidas, que totalizaram USD 7,7 milhões em 30 de junho 2014.

O Fundo de Sustentabilidade também assegura empréstimos de curto e longo prazo, que totalizaram USD 59,8 milhões em 30 de junho de 2014. Além disso, ele auxilia a realizar empréstimos com baixas taxas de juros, muito mais baixas que as taxas de rendimento obtidas no Fundo de Sustentabilidade. Em 30 de junho de 2014, a OCLC estava em uma circunstância muito melhor do que na época da recessão no AF09, quando a dívida aproximava-se da extensão do Fundo de Sustentabilidade.

As finanças da cooperativa estão de acordo com sua visão

No ano fiscal de 2014, a OCLC teve uma perda operacional de USD 8,6 milhões. Essa perda foi contrabalançada pelos juros e dividendos de USD 13,2 milhões do portfólio de investimento. A renda líquida de USD 33,2 milhões foi significativamente maior que o orçamento e que a renda do ano anterior, devido ao investimento em atividades não operacionais combinadas com ganhos que não estavam no orçamento de USD 28,6 milhões do portfólio de investimento da OCLC.

A OCLC é uma cooperativa financeiramente estável e fortalecida por sua crescente associação global e pelo investimento nas soluções em nuvem do WorldShare. Estamos bem posicionados para avançar em nosso objetivo único de fornecer serviços que aumentam a cooperação e oferecem benefícios para bibliotecas ao redor do mundo. Em 30 de junho de 2014, a cooperativa possuía ativos de USD 428,8 milhões e patrimônio líquido de USD 266,9 milhões. O capital de giro líquido, que representa os fundos disponíveis para operações, era de USD 182,1 milhões. Dinheiro e investimentos totalizavam USD 252,4 milhões.

Obrigado por seu interesse na OCLC. Para mais informações, visite:

Se tiver perguntas ou comentários sobre o relatório anual, envie um e-mail para annualreport@oclc.org.